Quem não gosta de mudar o layout e renovar o visual do seu lar, não é mesmo?! Contudo, é nessas horas que muita gente fica na dúvida sobre como saber a cor ideal para pintar as paredes.

Se este é o seu caso, saiba que não é preciso entrar em desespero ou extrapolar o seu orçamento para garantir um bom resultado em sua reforma.

Com apenas algumas dicas simples e práticas, é possível selecionar a cor certa para cada cômodo. E deixar o visual da sua casa ainda mais bonito e com aquele toque de bom gosto que todo lar precisa ter.

E para lhe ajudar nesse sentido, separamos nesse post, as melhores dicas para quem deseja saber como escolher a cor ideal para pintar as paredes de casa. Confira!

Porque escolher a cor certa da pintura é tão importante?

Escolher a cor certa para o espaço traz uma série de vantagens. Além de permitir que o ambiente transmita a sua personalidade, você também pode melhorar o layout do espaço, aumentado cômodos considerados pequenos. E até mesmo harmonizando a sua decoração.

Dependendo da cor escolhida para revestir sua parede, você também pode aproveitar a luz natural de forma eficiente e economizar em sua conta de energia.

Como pode perceber, são muitas as vantagens que pode obter ao saber definir a cor certa para revestir as paredes da sua casa. Confira a seguir as dicas que separamos e descubra como fazer essa escolha sem arrependimento.

6 Dicas sobre como saber a cor ideal para pintar as paredes

A primeira dica para você descobrir como saber a cor ideal para pintar as paredes da sua casa é:

1 - Tons terrosos e pastéis para áreas externas

Áreas externas sempre geram muita dúvida sobre a escolha dos tons certos para usar nessa parte da casa. Principalmente porque elas representam o cartão de visitas de qualquer residência.

Para conseguir garantir o visual bonito e bem cuidado, a dica é escolher tons terrosos e pastéis. A neutralidade dessa cor consegue combinar com vários tipos de arquitetura.

Além disso, cores neutras são mais fáceis de manter. Ou seja, você não terá que retocar as cores com tanta frequência.

2 - Avalie o tamanho do espaço

Outra dica sobre como saber a cor ideal para pintar as paredes é avaliar o tamanho do espaço que será pintado. Ambientes pequenos devem apresentar cores mais claras.

Isso porque, elas ajudam a valorizar o espaço, fazendo com que ele pareça ser bem maior do que é. Azul claro, branco, bege, areia são algumas das cores que ficam perfeitas.

Agora, se o espaço é bem amplo e você deseja trazer mais ousadia para ele, vale à pena escolher cores mais vibrantes como laranja, vermelho, verde entre outras.


3 - Fique de olho nas tendências

Outra dica para saber a cor ideal para pintar as paredes da sua casa é ficar de olho nas tendências de decoração que estão em alta no momento.

Assim como o mundo da moda lança tendências a cada nova temporada, o ramo de decoração também tem o seu calendário.

E você pode aproveitar essa dica para fazer uma pesquisa e buscar qual é a cor que está em destaque para revestir as paredes do seu lar.

4 - Teste cores antes de pintar a parede

É muito comum ficar na dúvida sobre diferentes cores para a parede. E uma boa alternativa é testar os tons em um pequeno pedaço dela antes de pintar tudo.
Muitas lojas e marcas de tinta vendem kits de testes. Você escolhe as cores que deseja testar, a marca/loja criar um kit com pequenas amostras.

Tudo o que você precisa fazer é pintar uma pequena parte da sua parede com os tons, e assim escolher. Essa é uma excelente alternativa para quem fica em dúvida.

É preciso levar em conta que, muitas vezes, a cor pode parecer linda na revista de decoração ou no catálogo da loja. Mas na hora que você pinta o seu espaço, ela parece totalmente diferente.

Seja por conta da quantidade de luz do cômodo, ou até mesmo da decoração. logo, fazer esse tipo de teste pode ajudar e muito.

5 - Use a tecnologia a seu favor

Você sabia que hoje em dia já tem como saber a cor ideal para pintar as paredes de casa usando apenas o seu smartphone, tablete ou computador? Isso mesmo! Com o avanço da tecnologia, atualmente existem aplicativos que foram criados justamente para auxiliar as pessoas nesse sentido.

E para fazer uso deles é bem simples. Você aponta a câmera do seu celular para a parede que deseja pintar, e escolhe o tom disponível no catálogo. Através de ferramentas de realidade aumentada, o app mostrará pela câmera como a sua parede vai ficar.

Em alguns casos, o aplicativo até mesmo indica a loja mais próxima onde é possível encontrar a cor, ou, te redireciona para um e-commerce para que você possa comprar o tom desejado.

A vantagem de usar esse tipo de recurso é que você não precisa gastar absolutamente nada.

6 - Contrate um profissional de decoração

Essa é uma dica sobre como saber a cor ideal para pintar as paredes para quem está disposto a investir um pouco mais na pintura daresidência ou comércio, para ter um projeto que realmente reflita a personalidade.

Um Pintor profissional, um decorador ou um design de interiores poderá te ajudar a realmente entender que tipo de cor se encaixa no seu ambiente, levando em conta desde o design, até a decoração. 

Isso sem deixar de lado as tendências.

Além disso, esse tipo de profissional também te ajudará a escolher produtos de qualidade que tenham uma boa durabilidade e resistência. Tenha em mente que é investindo um pouco mais que você evitará ter que repintar tudo em pouco tempo.



Conclusão

Viu como saber a cor ideal para pintar as paredes não é uma tarefa difícil? Colocando as dicas acima em prática você conseguirá escolher o melhor tom para o seu ambiente!

Ficou com alguma dúvida? Então aproveite para deixá-la nos comentários.