O período de crise pelo qual o pais está passando tem afetado, e muito, o valor do serviço de pintura residencial em praticamente todas as regiões do Brasil, principalmente em Belo Horizonte, onde se concentra grande número de pintores e a mão de obra é bastante concorrida.

Preço da mão de obra de Pintores que trabalham com carteira assinada.


Tudo depende da conhecida lei da oferta e também demanda: quanto mais a indústria da construção civil atuar em determinada cidade, maior serão as chances de conseguir boas vagas, não somente sobre aos rendimentos, porém também aos benefícios e também às condições de trabalho.

Tabela salarial de Pintor da construção civil em Belo Horizonte.

Fonte: Currículos cadastrados no Banco Nacional de Empregos e contribuições salariais do Salário BR nos últimos doze meses.

Preço de pintura residencial em Belo Horizonte:


Os valores e regras mencionados acima não se aplicam ao Pintor profissional que trabalha por conta própria, sem vinculo empregatício. Estes profissionais costumam trabalhar de duas formas: Por empreitada ou a dia, isso vai depender do tipo e tamanho de serviço a ser realizado. 

Os preços para serviço de pintura residencial em BH são os mais variados. Um pintor autônomo, sem registro, costuma fornecer orçamento por serviço realizado e a mão de obra para acabamento costuma ser mais cara. 

No caso do pagamento por dia de trabalho, em caráter autônomo, os preços variam de:

  • 100,00 a 150,00 o dia, na regiões norte e nordeste de BH; 
  • 120,00 a 200,00 o dia, na regiões sul e sudeste de BH.

E o valor do metro quadrado para pintura residencial praticado por pintores em Belo Horizonte varia de 15,00 a 25,00 m²

Observação: 

Estes valores não são fixos e alternam de acordo com o grau de dificuldade do serviço, com currículo e especialidade de cada pintor. Pintores mais experientes e mais capacitados costumam cobrar acima da média, de um modo geral. 

Outro fator determinante para um orçamento final é a duração do serviço. Normalmente, serviços que levam de Um a Dois dias, cobra-se o dia do Pintor e do ajudante. Isso caso o serviço necessite de um ajudante. 

Mas para serviços de pinturas residenciais e reformas que durem mais de uma semana, a maioria dos pintores de Belo Horizonte cobra por empreitada. No valor do serviço de empreitada está incluído a mão de obra do pintor e do ajudante. 

Esperamos que essas informações possam te ajudar. Faça pelo menos 2 ou 3 orçamentos antes de fechar negócio.