O ofício do pintor confunde-se com a própria atividade do homem desde a pré-história quando se protegia e registrava sua vida nas paredes das cavernas.


É necessário distinguir-se a denominação, no passado, do pintor, do caiador e do artista. Pintor era a pessoa que pintava as paredes internas e externas de uma edificação, dando um acabamento decorativo, como por exemplo, os marmorizados e fingimentos, máscaras... No século XIX e no primeiro quartel do XX foram realizados trabalhos notáveis desse tipo de decoração.

O caiador


O caiador era a pessoa que aplicava o leite da cal, com ou sem pigmentos ou corantes, nas paredes internas e externas, muitas vezes ainda com as argamassas de revestimentos frescas. O artista pintor era a pessoa encarregada da elaboração das pinturas artísticas nas paredes através de painéis ou afrescos, nos forros de madeira ou estuque, nos portais... Dos séculos XV ao XIX foram realizados os mais relevantes trabalhos da história da pintura luso-brasileira.

Sobre a profissão de pintor


Esta profissão é uma da mais procuradas nos dias de hoje devido as facilidades em financiamentos de imóveis, reformas de imóveis, etc...Na pintura, um dos elementos fundamentais é a cor. A relação formal entre as massas coloridas presentes em uma obra constitui sua estrutura básica, guiando o olhar do espectador e propondo-lhe sensações de calor, frio, profundidade, sombra, entre outros.

Estas relações estão implícitas na maior parte das obras da História da Arte e sua explicitação foi uma bandeira dos pintores abstratos ou não-figurativos. A cor é considerada por muitos artistas como a base da imagem. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pintor_(profissional)

http://www.pintorbh.com.br/p/solicitar-orcamento.html